Conscienciologia

A Conscienciologia é o termo proposto pelo médico e pesquisador brasileiro Waldo Vieira para definir a nova ciência dedicada ao estudo da consciência, que, dentre outros termos, pode também ser chamada de ego, alma, espírito, essência, eu, individualidade, personalidade, self, ser ou sujeito. Parte do princípio de que a manifestação da consciência vai além do cérebro físico e que é independente do corpo humano. Este fato pode ser verificado, dentre outras maneiras, por meio da experiência fora-do-corpo com lucidez.

A Conscienciologia baseia-se no paradigma consciencial como modelo científico para realizar suas investigações. Esse paradigma considera que todos nós possuímos outros corpos ou  veículos (holossoma) para nos manifestarmos, além do corpo físico; interagimos em múltiplas dimensões (multidimensionalidade); somos resultado de múltiplas existências (serialidade) e nos inter-relacionamos a partir das bioenergias.

 

 

 

O holossoma é o conjunto dos quatro veículos de manifestação (corpos) usados pela consciência para se manifestar: o soma (corpo físico), o energossoma (corpo energético, duplo etérico, corpo bioplásmico), o psicossoma (corpo astral, corpo sutil, perispírito) e o mentalsoma (corpo mental, paracorpo do discernimento). O corpo físico se desagrega com a morte biológica, após a qual a consciência passa a se manifestar exclusivamente em dimensões extrafísicas empregando seus demais corpos até que ela volte a constituir um novo corpo físico (reativação do soma ou ressoma). A consciência teria, portanto, um aspecto pluriexistencial. A natureza multidimensional da consciência fica evidenciada durante o fenômeno da experiência fora-do-corpo (projeção da consciência), quando ela pode se manifestar de forma lúcida em outras dimensões além da dimensão de espaço-tempo que conhecemos, empregando os corpos não físicos que constituem o seu holossoma. Além de estar sujeita às forças básicas da natureza, a consciência também interage por meio de bioenergias (energia vital, prana, orgônio, chi) com outras consciências, outros seres vivos e o ambiente. Por meio das bioenergias, a consciência interfere e sofre interferências do meio. A consciência é intimamente conduzida por uma ética maior que permeia todo o universo, denominada cosmoética. A cosmoética não se limita aos conceitos de “certo” e “errado”. Ela é orientada pela evolução da consciência, em qualquer dimensão de manifestação. Assim, a reflexão mais produtiva é se a uma idéia ou ação é a favor ou contrária à evolução das consciências.

A Ciência

O neologismo Conscienciologia foi proposto pelo médico e pesquisador Waldo Vieira, inicialmente no livro Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Físico (1981),  como sendo a ciência que estuda a consciência, aquilo o que se denomina por ego, alma, espírito, essência, eu, individualidade, personalidade, pessoa, self, ser ou sujeito. A Conscienciologia parte do princípio de que a manifestação da consciência vai além do cérebro físico e que é independente do corpo humano. Este fato pode ser verificado, dentre outras maneiras, por meio da experiência fora-do-corpo.

Posteriormente, no tratado Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano (primeira edição em 1986), Vieira apresentou a Conscienciologia como ciência não restrita ao paradigma newtoniano-cartesiano e aos métodos convencionais, propondo o paradigma consciencial para modelo de pesquisas.

 

 

 

 

Esse paradigma considera que todo ser vivo possui outros corpos ou veículos (holossoma) para se manifestar, além do corpo físico; interage em múltiplas dimensões (multidimensionalidade); é resultado de múltiplas existências (serialidade) e se inter-relaciona a partir das bioenergias. O holossoma é o conjunto dos quatro veículos de manifestação (corpos) usados pela consciência para se manifestar: o soma (corpo físico), o energossoma (corpo energético, duplo etérico, corpo bioplásmico), o psicossoma (corpo astral, corpo sutil, perispírito) e o mentalsoma (corpo mental, paracorpo do discernimento). A consciência é de natureza pluriexistencial. Depois da morte física, após o que a consciência se manifesta exclusivamente em dimensões extrafísicas, empregando seus demais corpos até que ela volte a constituir um novo corpo físico (ressoma, reencarnação). A consciência também tem natureza multidimensional e isso fica evidenciado durante o fenômeno da experiência fora-do-corpo (projeção da consciência), quando ela pode se manifestar de forma lúcida em outras dimensões conscienciais, além da dimensão de espaço-tempo que conhecemos, empregando os corpos não físicos que constituem seu holossoma. A consciência, segundo a Conscienciologia, está sujeita às forças básicas da natureza e também interage com outros seres vivos e com o ambiente por meio de bioenergias. Por meio dessas mesmas bioenergias, ela interfere e sofre interferências do meio. Ela é conduzida intimamente por uma ética maior que permeia todo o universo, denominada cosmoética. A cosmoética não se limita aos conceitos de “certo” e “errado” ou a códigos morais de determinada época. Ela é orientada pela evolução da consciência, em qualquer dimensão de manifestação. Assim, a reflexão mais produtiva é de determinada idéia ou ato é a favor da evolução das consciências ou não.

O Propositor

Nascido em 12 de abril de 1932, em Monte Carmelo, Minas Gerais, Brasil, Waldo Vieira teve formação em Medicina e Odontologia, com pós-graduação em Plástica e Cosmética em Tóquio, Japão.

Foi projetor consciente desde os 9 anos de idade e pesquisou a consciência e suas manifestações fora do corpo desde a juventude.

Propôs as ciências Projeciologia e Conscienciologia, sistematizadas nos tratados Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano (1986) e 700 Experimentos da Conscienciologia (1994). Escreveu dezenas de livros e centenas de artigos relacionados à pesquisa da consciência.

Com a doação de sua biblioteca particular ao Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – CEAEC, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil., foi possível estruturar a Holoteca, que dispõe de um dos maiores acervos do mundo relacionado ao tema Parapsiquismo e Experiências fora-do-corpo. No Holociclo, setor da Holoteca especializado em Lexicografia, Waldo Vieira coordenou equipes de pesquisadores no desenvolvimento da Enciclopédia da Conscienciologia, projeto permanente que atualmente reúne milhares de verbetes referentes ao amplo universo da consciência.

Instituições Conscienciocêntricas